Cutter's Online Tabela Cutter-Sanborn e Tabela PHA

ENTRADA PRINCIPAL
REFERÊNCIA
COMPLEMENTO
SAÍDA
Exibir somente caracteres numéricos.
Sobre o projeto
VISÃO GERAL

Última atualização, julho de 2020.

O projeto Cutter’s Online [cuttersonline.com], idealizado e desenvolvido pelo analista de sistemas Otoniel Feliciano, oficializado (lançado) em 18 de outubro de 2018, surgiu a partir da necessidade das pessoas (bibliotecários, técnicos em biblioteconomia, autores de livros, alunos de graduação, mestrado e doutorado, entre outras) em obter ‘código de Cutter’, que são gerados a partir de tabelas específicas conhecidas na área de Biblioteconomia como ‘tabela de Cutter’, palavra-chave: Notação de autor.

Normalmente, as pessoas obtém o código de Cutter, combinando o sobrenome do autor, com letras e números da tabela impressa (papel) ou digital (.pdf, .xls, .html, etc.). Outras, dependem da obtenção e instalação local de um programa de computador.

Os objetivos do projeto são, reunir em uma única plataforma as principais tabelas de Cutter utilizadas nas bibliotecas do mundo e possibilitar a geração automática e confiável de código de Cutter, tendo como base, as regras básicas sugeridas pelos autores das tabelas e as informações fornecidas pelo(a) usuário(a) da plataforma, independentemente do dispositivo tecnológico utilizado (desktop, laptop, notebook, smartphone ou tablet.), e ainda, gerar relatórios estatísticos de uso. Atenção: não fornecemos tabelas ou livros.

CRÉDITOS
Cutter-Sanborn Table
Charles Ammi Cutter; Paul K Swanson; Esther M Switf; Kate Emery Sanborn Jones.
Tabela PHA
Heloisa de Almeida Prado.

Sobre o direito autoral das tabelas utilizadas no projeto Cutter's Online

Procedimentos normativos, métodos ou técnicas para organizar Bibliotecas não são objetos de proteção intelectual (Art. 8º, I e II, da Lei 9.610/98). O que a lei protege são as obras resultantes da utilização dos procedimentos, métodos ou técnicas.

"Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
I - as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais; II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios; ..."

Mais informações sobre o projeto, por gentileza, utilizar o Fale Conosco.

Referências
Cutter, Richard A. Cutter-Sanborn: three-figure author table. Swanson-swift revision. [S.l. : S.n.], 1969.

Prado, Heloísa de A. Tabela "PHA": para individualizar os autores dentro das diversas classes de assunto, isto é, dentro dos mesmos números de classificação. [S.l. : S.n.], 1964.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 18 julho de 2020.